quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal: desenvolvimento de uma tradição

A quadra natalícia é uma época cheia de tradições, símbolos e rituais que todos os anos se repetem, sem que nos interroguemos acerca dos significados que estes símbolos encerram.
Muitas das tradições que foram assumidas pelo cristianismo para assinalar este tempo festivo remontam a festividades que já existiam quando o Natal passou a ser celebrado. Umas em torno do solstício de Inverno, outras em torno do culto do Sol e outras ainda em torno de festivais agrários, que se assinalavam nesta época do ano, em vários pontos do hemisfério norte.
Só em meados do século IV é que o Natal passou a ser assinalado e celebrado no dia 25 de Dezembro. Até aí não havia uma data específica para celebrar o nascimento de Jesus. Aliás, não se sabe ao certo a data em que Jesus terá nascido.
Vou deixar-te aqui alguns apontamentos em torno do Natal cristão, das suas tradições e símbolos.

 
Os primeiros séculos
A celebração do nascimento de Jesus levou peregrinos a Belém, desde os primeiros séculos do cristianismo, para visitarem o local onde se acredita que nasceu Jesus.
As primeiras representações artísticas (pinturas, relevos ou frescos) do nascimento de Jesus surgiram por volta do século IV, sendo atribuídas a Santa Helena, mãe do imperador Constantino.
No século XIII, surgiram as primeiras representações teatrais do nascimento de Jesus, por obra de São Francisco de Assis. Na noite de 24 de Dezembro de 1223, celebrou a missa de Natal com uma representação cénica, numa gruta da floresta de Greccio, em Itália. Francisco admirava muito o amor de Deus para com a humanidade, patente no seu nascimento pobre numa manjedoura. Causava-lhe espanto e alegria a forma como Deus tinha nascido para os seres humanos. Naquela noite de Natal, na cidade de Greccio, queria que todos sentissem a mesma alegria que ele sentia ao pronunciar a palavra “Belém”. Preparou uma noite de Natal diferente. Convocou muitas pessoas, de vários lugares, para participarem na noite de Natal no convento de Greccio, onde então vivia.
A encenação do nascimento de Jesus, feita por São Francisco, foi repetida pelos frades franciscanos em igrejas e conventos de toda a Europa.
Por este motivo, os frades franciscanos são considerados verdadeiros pioneiros na construção de presépios.

 O presépio

O presépio é uma das principais representações do Natal. Tradicionalmente, as famílias cristãs preparam o presépio no dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição.
Tal como os conhecemos hoje, os presépios apareceram no século XVI em Itália, primeiro em igrejas e mosteiros e, posteriormente, em casas particulares. Com o passar do tempo, estavam totalmente inseridos na cultura cristã da Europa.

Os presépios em Portugal
Os presépios em Portugal tiveram início no século XV, quando o rei D. João II solicitou ao italiano Lorenzo de Médicis que enviasse para o reino o arquitecto e escultor Contucci Sansovino a fim de trabalhar na criação de presépios para o reino. Este contratou os melhores artesãos portugueses e desenvolveu a arte dos presépios.
Em Portugal, os presépios tornaram-se o símbolo mais importante do Natal e passaram a ser incluídos em quase todos os lares, constituindo um importante marco na cultura artística portuguesa. Os barristas Machado de Castro e António Ferreira são citados entre os mais conceituados escultores de presépios.


Missa do galo
A missa do galo, uma tradição da noite de Natal, surgida no séc. V, é celebrada na noite de passagem do dia 24 para 25 de Dezembro, por volta da meia-noite. Quanto à explicação da denominação “missa do galo” não existe consenso. Uns acreditam ter sido este o primeiro animal a presenciar o nascimento do menino Jesus e, por esse motivo, atribuem-lhe a missão de anunciar o seu nascimento; outros acreditam que esta denominação é uma alusão ao galo que cantou depois de Pedro ter negado Jesus por três vezes, na noite do seu julgamento.
 



Luzes de Natal
As luzes de natal representam Jesus Cristo que, para os cristãos, é a luz do mundo. Lembram a noite estrelada que iluminou o céu na noite de Natal e a estrela de Belém que guiou os magos até ao presépio, na noite de nascimento de Jesus. A estrela de Belém, também, simboliza Cristo e é normalmente colocada no topo do presépio e da árvore de natal.

 

                                   Árvore de Natal

A origem da tradição da árvore de Natal é desconhecida. Esta tradição remonta a práticas anteriores ao próprio Natal.  
Muito antes do advento do cristianismo, as plantas e as árvores que permaneciam verdes todo o ano possuíam um significado particularmente importante para as populações, especialmente durante o Inverno. Em diversos lugares, as pessoas colocavam ramos dessas árvores dobre as portas e janelas. Acreditavam que tais enfeites serviam para afastar as bruxas, espíritos maléficos e enfermidades. Cedo se associou a estas árvores a ideia de uma vida perene porque permaneciam sempre verdes ao longo de todo o ano.

Árvore de Natal na tradição cristã
A primeira referência surge no séc. XVI, atribuindo-se a Martinho Lutero a sua origem. Diz-se que Lutero enfeitou uma árvore com velas acesas, em sua casa, para mostrar aos filhos como teria sido a beleza da noite do nascimento de Jesus.
Em Portugal, esta tradição surgiu muito tardiamente. Até meados do século XX, era totalmente ignorada, mantendo-se o presépio como o principal símbolo do Natal.

Azevinho
A utilização do azevinho remonta a uma tradição romana que atribuía a esta planta a simbologia da paz e da felicidade.

Sapatos na chaminé
Muitas crianças colocam, ainda, os seus sapatos na chaminé, na noite de Natal, para aí lhes serem colocados os seus presentes. Esta é uma das tradições mais generalizada em muitos países.


Os Magos
Os magos, de acordo com o evangelho de Mateus, foram guiados por uma estrela até ao estábulo, para adorarem o menino. Nem o número, nem o nome dos magos é referido no evangelho. Descrevem-se apenas as ofertas que levaram para o menino — o ouro, que representa possivelmente a sua nobreza; o incenso, que representa provavelmente a sua divindade; e a mirra, que representa talvez o sofrimento que Jesus iria enfrentar.
Os nomes Belchior ou Melchior, Baltasar e Gaspar surgiram mais tarde.
Tradicionalmente, é-lhes atribuída a representação dos diferentes povos conhecidos naquela altura: os europeus, os asiáticos e os africanos. A adoração dos magos, vindos de Oriente simboliza a veneração que todos os povos da Terra prestam a Jesus.

Os presentes de Natal ou consoadas
A distribuição de presentes no Natal é atribuída ora ao menino Jesus ora ao Pai Natal. Existe, ainda, uma tradição restrita a um menor número de países que atribui a entrega de presentes aos reis magos, sendo entregues no dia dos reis.
Os presentes de Natal são, também, denominados consoadas. Esta tradição parece remontar a costumes de vários povos, anteriores ao nascimento de Jesus, que tinham por hábito oferecer consoadas, como forma de mostrar gratidão e admiração por alguém. Em Roma ofereciam-se, em meados de Dezembro, as consoadas ao imperador. A consoada é também a ceia familiar da noite de Natal.


Sinos
Os sinos estão presentes em várias culturas e religiões, em festividades, para expressar alegria, para convocar os adoradores, ou exaltar pessoas muito distintas. Antigamente, quando uma grande autoridade chegava a uma cidade os sinos tocavam em sua honra, bem como anunciando sua chegada e convocando o povo a ir ao seu encontro.
Assim, os sinos expressam o júbilo quanto ao nascimento de Jesus, exaltando sua pessoa e a sua obra, bem como anunciando a sua vinda.
 

Coroa do advento
Como símbolo cristão tem um significado muito expressivo: o verde simboliza a vida e a esperança; o círculo simboliza o tempo (a história humana); as velas, separadamente, representam as grandes manifestações de Deus na história de seu povo e as quatro em conjunto anunciam que Jesus, a Luz do mundo já veio; a fita simboliza a aliança de Deus com seu povo escolhido.
            


Moisés Lobo (Professor de Educação Moral Religiosa Católica) 

Sem comentários:

Enviar um comentário