quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um passeio sobre Roma Antiga


Fórum e Coluna de Trajano

   O Fórum de Trajano é o último (cronologicamente) dos fóruns imperiais da Roma Antiga, mandado construir pelo imperador Trajano com os despojos da guerra da conquista da Dácia .
   A Coluna de Trajano pertence à tipologia da arquitectura comemorativa romana e pensa-se que tenha sido inspirada nos obeliscos egípcios.
Foi construída em 112-114, em Roma, no Fórum de Trajano, sobre o túmulo desse imperador, para comemorar a vitória dos Romanos contra os Dácios.
   A sua construção foi concebida e dirigida pelo arquitecto Apolodoro de Damasco. A coluna possui cerca de 37 metros. O seu fuste é oco.
   A coluna é decorada com um relevo historiado que se desenrola à sua volta e que conta os inúmeros acontecimentos das duas campanhas na Dácia.





O  Coliseu de Roma, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, era o local de exibição de uma série de espectáculos, como por exemplo os combates entre gladiadores. Ocorria também a caça de animais, como : leões, leopardos e panteras, além de rinocerontes, hipopótamos, elefantes, girafas, crocodilos e avestruzes.
Coliseu de Roma
O nome Coliseu vem da expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, destaca-se pelo seu volume e relevo arquitectónico
Foi o maior anfiteatro da Antiguidade, comportando a sua cávea cerca de 50 000/70 000 espectadores.








Os Arcos do Triunfo foram uma espécie de monumento introduzida pelos romanos. Cada arco simboliza a vitória numa batalha, durante o reinado de um imperador, constituindo-se assim como memória dessa batalha e desse imperador.
Arco de Triunfo de Constantino
O Arco de Constantino situa-se na cidade de Roma, a pouca distância do Coliseu. Foi construído em estilo coríntio, em homenagem à vitória de Constantino sobre Maxêncio.
É interessante notar que nos elementos decorativos são poucos os que recordam Constantino. Há, sim, relevos que mostram o Imperador Marco Aurélio e ornamentos que comemoram a Vitória de Trajano sobre os Dácios. Tal sucede porque os artistas desta época aproveitavam ornamentos e estátuas de outros monumentos antigos.






O Panteão, situado em Roma, Itália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.
Panteão
Este edifício, de forma circular, tem um pórtico (também denominado pelo termo grego "pronaos") com três filas de colunas (8 colunas na fila frontal, 16 ao todo), sob um frontão. O interior é abobadado, sob uma cúpula que apresenta alvéolos (em forma de caixotões) no interior, em direcção a um óculo que se abre para o zénite. Da base da rotunda até ao óculo vão 43 metros - a mesma medida do raio do círculo 
da base - o que significa que o espaço da cúpula se inscreve no interior de um cubo imaginário.
                                                                                                   

                                                                
                                                                              


Sem comentários:

Enviar um comentário