sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apontamentos Históricos da Freguesia do Juncal

As feiras/ mercados

Nestas comunidades rurais que viviam em autarcia, produziam-se no entanto, alguns produtos excedentários que deveriam ser transaccionados para adquirir outros produtos que a comunidade local não produzia. Assim as feiras eram locais importantes para estas trocas. O local da feira situava-se fora do aglomerado urbano, porque a presença de animais para comerciar e de transporte deixavam grande quantidade de excrementos e maus cheiros que era preciso evitar na zona habitacional.
Estes excrementos, após o fim da feira eram aproveitados para estrumar as terras. Pertencia às crianças este trabalho. Munidos de um saco de serapilheira apanhavam para o mesmo o estrume.
Factor importante na definição do lugar da feira era a existência de água. Por isso. Situavam-se junto a barreiros e a lagoas. A água era indispensável para sedentar os animais que se dirigiam e encontravam durante várias horas na feira. Tratando-se de animais que se destinavam a comercializar, antes da feira os donos alimentavam-nos muito bem, a fim de apresentarem melhor aspecto, pelo que era normal terem sede.
Nas feiras eram transaccionados todos os tipos de animais, pelo que ela se apresentava organizada por sectores relacionados com cada espécie. Além dos animais comercializavam-se outros géneros de produtos agrícolas e em algumas produtos diversos destinados às várias necessidades diárias das pessoas.
Para além do aspecto comercial a feira era um encontro social. Mesmo alguns que não tendo qualquer produto para transaccionar não deixavam de ir à feira. No comércio de animais havia alguns homens que apenas assumiam a função de intermediários, não chegando a disponibilizar qualquer valor pecuniário. A sua presença no negócio apenas servia para pressionar o vendedor, o comprador ou ambos a fazer o negócio.
A feira realizava-se mensalmente e sempre no mesmo dia do mês, sendo geralmente conhecida pelo dia em que se realizava. Assim feira dos sete, dos vinte, dos catorze…
Nos mercados geralmente semanais vendiam-se géneros alimentares, peças de vestuário etc. Não se comercializavam animais de grande porte. Comercializavam-se animais de capoeira.
O surgimento de novas feiras em localidades que ainda as não possuíam, poderia arruinar e acabar a médio prazo com uma feira antiga. A passagem da feira mensal de São Mamede para quinzenal, ditou o fim da feira do Bajancão. Esta situação do fim de algumas feiras devido ao aparecimento de uma outra ou do crescimento de alguma já existente está relacionado principalmente com o aparecimento de meios de transporte motorizados.
Após a entrada de Portugal na União Europeia e fruto de rigorosa legislação a presença de animais nas feiras começou a ser dificultada e hoje praticamente não se vêem em tais locais, pelo que dando continuidade cultural à feira, ela continua a existir mas com outros produtos.
Além da venda nas feiras e mercados muitos produtos vendiam-se à porta. Havia, ao contrário de hoje, procura de produtos nestas aldeias.
Também havia senhoras que fazendo-se transportar em burros se dedicavam a comprar queijos e ovos nas aldeias e que iam vender às gentes das vilas próximas.

Professor Manuel Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário